terça-feira, 9 de agosto de 2011

Storyboard de evento comercial para revendas

Prospectando um briefing, um empresário me confidenciou que estava em um dilema. Enquanto a área de marketing sugeria que se fizesse um evento baseado em ter um stand em uma feira profissional da área, a área de vendas achava que precisava ser um evento exclusivo para os atuais revendedores em algum auditório de eventos.

O briefing do marketing era evidentemente mais barato, consistia em montar um stand e enviar email para as revendas dizendo que estariam participando da feira. No stand estariam os produtos novos preparados para lançamento.

A área de vendas sugeria que se fizesse um evento com workshops para mostrar todas as linhas de produtos e que cada workshop fosse feita pela área de produto responsável pelo mesmo. Mas isto implicava em trazer os revendedores para o evento. Ou seja era o custo do marketing adicionado com a viagem dos revendedores.

Durante o processo de refinamento fomos detalhando números e descobrimos que eram poucos revendedores para o publico alvo, as revendas top e que nem seria um custo exorbitante bancar a viagem deles. Evidentemente a proposta da área de vendas era a de maior impacto no incentivo e no treinamento das revendas.

Com base nesses números o briefing aceito foi o da área de vendas e para isto a nossa proposta foi a que detalhamos sucintamente a seguir

Convenção da empresa ACME
Publico alvo: As 50 melhores revendas num universo de mais de 1500 espalhadas pelo Brasil
Mote de Marketing: Premiação para as revendas TOP. Seja uma revenda top e ganhe uma viagem com todas as despesas pagas.
Onus dos convidados: Nenhum A titulo de premio, as revendas TOP seriam escolhidas por critérios estabelecidos pela área de vendas e teriam todas as despesas pagas para um representante e acompanhante.
Demais participantes: Por exigencia do marketing teria que ser aberto para outros e assim, para demais acompanhantes e visitantes não premiados, teriam descontos nas tarifas aéreas e pacote terrestre. Isto valorizaria mais ainda o sentido de premio para revendas TOP.

Dinamica do evento (extraída do Storyboard em Powerpoint apresentando a proposta)

Evento em um fim de semana. Sexta a noite e Sabado. Domingo livre.

Descontos para quem quiser prolongar a estadia e aproveitar outras atividades no hotel e na região de Araxá e serra da Canastra. Operação de pacotes em conjunto com o hotel e com operadoras de turismo locais.


Coquetel Sexta a noite para recepção e boas vindas

Exposições no sabado
·         Historia da empresa
·         Evolução e números
·         Linhas de produtos
·         A empresa na mídia e nas redes sociais

Cyber café

Workshop no sábado o dia todo:
·         conheça o produto X
·         ferramentas de apoio de vendas para ipad, iphone e outros smartphones e tablets

Palestras sábado.
·         Boas vindas
·         Keynote speaker
·         Comentarios sobre o ano fiscal
·         Comentarios sobre os produtos e evolução
·         Road mapping dos produtos e da empresa
·         Mini palestras sobre cada linha de produto espalahdas em diversas salas de apoio
·         Cerimônia ao final do dia de premiação das revendas TOP
·         Cerimônia de sorteios de prêmios entre todos os participantes
·         Encerramento

Shows no jantar
Cantores convidados

Programação paralela para acompanhantes das revendas TOP usando os recusrsos disponíveis no Hotel e na região.

Dinânica da logística

Hotel e centro de convenções. Hotel em Araxá
Operadora de transporte. Aéreo com a TRIP para os convidados premiados TOP
Operadora de eventos: equipe do próprio hotel
Viagens das equipes de apoio na quarta e quinta para preparar o evento.
Viagens de convidados ida na quinta e na sexta. Alguns no Sabado
A grande maioria de visitantes  de Minas, Rio e São Paulo e não premiados optou por ir de carro próprio ou ônibus até Araxá. Das localidades mais distantes optaram pelo pacote TRIP. Alguns escolheram outros meios de transporte por opção pessoal.

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