terça-feira, 9 de agosto de 2011

Inicio

Todo gerente de evento sonha com orçamentos ilimitados e liberdade de criação. Fazer aquele super evento com a sua cara.

Mas a realidade é que cada vez mais os orçamentos ficam menores e se exigem mais qualidade para as próximas edições.

Em geral, sempre se começa com o script do evento anterior, risca-se o que deu errado, substitui por algo que vai dar certo, e solta o briefing para cotação com os parceiros de viagens e eventos.

As propostas recebidas invariavelmente nunca cabem no orçamento. Sempre precisa cortar aqui e ali e novamente a qualidade cai e as chances de erros aumentam. Na gíria estes eventos são conhecidos como “bipolares” em alusão a doença de mesmo nome. Fica a briga entre o desejável e o possível. E nunca chegam num acordo.No pior dos casos vira oito ou oitenta e aí em geral as empresas de evento costumam pular fora do barco por que vai queimar o filme da empresa.

Em nossa experiência, as reuniões para tratar do briefing da viagem ou do evento estão cada vez mais improdutivas. A maior parte da reunião é utilizada para explicar sobre detalhes básicos dos destinos, e dos recursos. Sempre é necessário explicar mais sobre os pontos positivos e negativos de um determinado destino ou recurso como hotel, sala de evento, programação paralela, etc... acaba virando uma consultoria sobre recursos.

As variáveis para se planejar uma viagem ou evento hoje são muito maiores, porque a concorrência cria muitos novos destinos e recursos.

Para atender as necessidades dos nossos clientes que são os gerentes de eventos e turismo, decidimos publicar as informações que temos em nossos arquivos, para que eles possam realizar um auto estudo antes de elaborar o briefing final do evento, diminuindo assim as múltiplas reuniões para refinar o briefing. Em casos especiais a nossa área de consultoria pode ajudar preparando uma apresentação estilo storyboard sobre itens específicos previamente selecionados para ser discutido em uma reunião do gerente de eventos com os demais envolvidos. Assim o briefing gerado fica com a cara e a autoria dos participantes e não somente do gerente de eventos. A nossa idéia é ajudar o clientes em todas as fases e não somente na venda do produto final. A consultoria também pode ser contratada a parte para ajudar a produzir o briefing do evento.

Para os nossos clientes do serviço turismo concierge, a idéia é mostrar novas idéias para suas futuras viagens. Isto substitui aquela pastinha que levamos no cliente mostrando folhetos sobre novas idéias para turismo. Mesmo porque hoje em dia não cabem mais em uma pastinha.

Esperamos que este blog seja útil

Reborn Turismo e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário